terça-feira, outubro 31, 2006

Comunicação na Moda


Pessoal peço desculpas pela minha ausência, andei ocupada nos últimos dias, mas agora estou de volta.
Gostaria de agradecer os e-mails que tenho recebido e os comentários aqui postados. Cada dia que passa tenho mais certeza que o RP é um profissional de suma importância na indústria da Moda.


Ultimamente tenho recebido muitas mensagens de estudantes de Relações Públicas interessados neste segmento, por isso resolvi falar um pouco mais sobre a entrada do profissional de comunicação no mercado de moda.

O setor têxtil brasileiro tem uma participação histórica e decisiva no processo de desenvolvimento industrial do País, pois foi um dos primeiros setores industriais a ser implantado. A indústria têxtil sofreu com a crise de 1929 e também com o Plano Collor e a abertura comercial dos anos 90, inclusive muitas empresas chegaram a falir. Os empresários que restaram resolveram investir em maquinário e qualidade, pois a abertura comercial trouxe para o Brasil grande quantidade de tecidos de baixo custo e pouca qualidade.

Um dos responsáveis pelo crescimento dessa indústria no país foi o professor José Haydu, formado em engenharia têxtil na Itália, que há algum tempo trabalhava nas Indústrias Têxteis Votorantin, no Brasil. Ele percebeu aqui a carência de profissionais técnicos têxteis e engenheiros têxteis. Por isso, fundou e incentivou a criação de escolas voltadas a formação destes profissionais. Com a finalidade de divulgar o setor ele criou a revista Têxtil. Como não era jornalista sofreu muita perseguição do governo ´durante a ditadura militar, o que o incentivou a fazer um curso de jornalismo, entretanto a legislação vigente da época também não permitia editor-chefe estrangeiro, por isso durante um período o editor-chefe da revista passou a ser Carlos Escobar, amigo de Haydu.

A revista tinha periodicidade mensal e sobrevivia exclusivamente de anúncios, distribuída gratuitamente aos interessados, feita em tipografia e impressa em linotipos. Ela acompanhou, apoiou, divulgou, cobriu e principalmente promoveu o início das feiras têxteis no Brasil. O governo tentou de alguma maneira fortalecer este segmento com as chamadas Feiras Industriais do Parque da Água Branca, onde a indústria têxtil nem aparecia, mas foi um empresário que tinha o jacaré como símbolo, que colocou o setor têxtil definitivamente no rumo das feiras, Caio de Alcantara Machado. Gente, quem da área de eventos não conhece o Prêmio Caio “ O oscar dos eventos”?)

Aí (como eu disse antes), nos anos 1990, depois da abertura comercial, o Brasil assim como o eixo Paris-Milão, tbm passou a ter uma semana de moda. O início foi o São Paulo fashionweek, realizado em SP, que depois se espalhou para outros Estados do país.
Os desfiles podem ser considerados o marketing do mundinho fashion, tendo em vista que divulgam a marca e vendem o produto. Os profissionais de comunicação que trabalham neste evento são marqueteiros, assessores de imprensa e jornalistas das editorias de moda, agora os principais responsáveis pela organização do evento são os Produtores de Moda, que realizam um trabalho de RP, envolvendo todas as frentes.

Recapitulando, neste texto vimos que os profissionais de comunicação vieram para a área de Moda conforme o crescimento do setor. É comum encontrarmos jornalistas, marqueteiros e publicitários trabalhando para uma grande marca. Hoje, a maioria das empresas percebem a importância que o conceito da marca exerce sobre as vendas, além disso, as organizações estão se internacionalizando, abrindo novos mercados, elas precisam cada vez mais se comunicar com seus consumidores estrangeiros.
Atualmente o Brasil figura entre os principais exportadores de calças jeans e biquinis. Neste contexto, vejo uma grande oportunidade para desenvolvermos nas grandes marcas o conceito de COMUNICAÇÃO INTEGRADA, os Relações Públicas precisam entrar nesse mercado antes que outros profissionais de comunicação percebam essa oportunidade e resolvam realizar atividades de RP. Os RP já perderam muito mercado e não podem deixar isso continuar a acontecer.


Por isso a minha dica para os RP interessados na área de Moda é:
1 - Tente entrar na área cedo, durante a graduação procure estágios no setor têxtil e até mesmo com estilistas, hoje já há estilistas que contratam pessoas para cuidar de sua imagem pessoal e da marca. Olha nosso mercado aí...
2 - Fortaleça seu currículo - Faça cursos de comunicação na Moda, assessoria de imprensa, organização de eventos e marketing.
3 - Estabeleça contatos - Este é um mercado muito fechado, por isso ter contatos é fundamental.
4 - Trabalhe em pról da Ética - A Moda é um mercado altamente competitivo e a ética é um cartão de visitas para qualquer profissional.
5 - Seja Determinado, Paciente e Criativo - Utilize a determinação para buscar objetivos, paciência para concretizá-los e criatividade para diferenciar-se no mercado, pois conforme dito anteriormente esta área é altamente fechada e competitiva. Mas mesmo assim, VALE A PENA!!!

Boa sorte!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

arrasou nas dicas no fim do post, achei demais! tem que estudar mooointo mesmo, tem que ser decente e correto mesmo, tem que correr moointo atrás mesmo. tá certíssima, arrasou!!! adorei!!

Unknown disse...

Ólá Joyce! Achei o seu blog por um acaso na net...Bem, achei muito interessante o que você diz sobre os RP's no mundo da Moda, pois sou estudante de Relações Públicas mas futuramente pretendo fazer um curso de moda. Estou procurando um estágio no momento e será que você poderia me dar umas dicas de para quem enviá-los ou se existe alguns sites específicos para quem quer entrar no ramo.

Valeu e obrigada!!!
Renata Marques

Anônimo disse...

Oi Joyce!

Sou estudante de relações públicas, e uma super amante da moda.
Gostei bastante de sua iniciativa de criar um blog relacionando o RP com a moda.

Gostaria de receber alguams dicas bilbliograficas, e de como entrar nesse mercado.

Obrigada!

Priscila Altivo

Anônimo disse...

Priscila como você não deixou seu e-mail vou responder por aqui mesmo...
Sugiro os livros Marketing e a moda do marcos cobra, marketing de varejo de moda e as engrenagens da moda.
Beijãozão, Joyce

Anônimo disse...

Priscila como você não deixou seu e-mail vou responder por aqui mesmo...
Sugiro os livros Marketing e a moda do marcos cobra, marketing de varejo de moda e as engrenagens da moda.
Beijãozão, Joyce

Anônimo disse...

Bom dia Joyce,
Adorei seu blog de RPs na moda!
Estou fazendo Relações Públicas e gostaria muito de trabalhar com a área de moda!
Gostaria de saber se voce tem alguma dica de cursos que eu posso fazer para conseguir ingressar nessa área.
Grata Debora Naguib
deco_naguib@hotmail.com