segunda-feira, setembro 11, 2006

Relações Públicas na Moda

Por que criar um Blog sobre RP na moda?? Bom, blog sobre Moda há vários, sobre Marketing ou Comunicação na Moda alguns, mas sobre Relações Públicas na Moda nenhum. Uau!!!
Aí me pergunto será que as empresas de moda ainda não descobriram o potencial de um profissional de Relações Públicas? Será que as empresas ainda acreditam que o Marketing é o principal responsável pelo sucesso na comunicação de uma organização?

O fato é que o setor de Moda e produtos de luxo necessita cada vez mais de profissionais qualificados, antenados com as tendências do setor e com domínio total de todas as ferramentas de comunicação. Aí vocês me perguntam, um profissional de marketing ou um jornalista não conhece as ferramentas comunicacionais?
Eu respondo, NÃO! Esses profissionais possuem conhecimentos específicos sobre a área de comunicação. O jornalista é o profissional adequado para escrever em revistas da área ou trabalhar com assessoria de imprensa, o mercadólogo, por sua vez trabalha com estratégias de vendas, divulgação e fidelização do público.
Já o RP faz o elo de ligação entre todos os públicos da organização, sejam eles jornalistas, fornecedores, estilistas, funcionários, clientes, governo e stakeholders – também conhecidos como público estratégico. O RP organiza desfiles, coletivas de imprensa, consolida imagem e identidade da marca, desenvolve pesquisas de comunicação e trabalha para a satisfação total de clientes e colaboradores. E é por isso que eu defendo a contratação de especialistas em Relações Públicas para atuar no Mundo da Moda.
As empresas que ainda não têm um profissional de Relações Públicas estão perdendo grandes oportunidades de negócios, pois o RP é o profissional melhor qualificado para atuar no planejamento estratégico de comunicação. Eu, particularmente, não defendo reserva de mercado, sou a favor da contratação de profissionais competentes. Um mercadólogo ou um jornalista pode muito bem ter adquirido conhecimento em Relações Públicas e desempenhar com eficiência esta função. Entretanto, a graduação sozinha sem a complementação de cursos de educação continuada não prepara estes profissionais para um trabalho de Relações Públicas.
Neste contexto, é necessário que os gestores de moda avaliem criteriosamente a formação dos profissionais de comunicação a serem contratados, afinal é o desempenho da empresa frente às tendências do mercado que está em jogo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa adorei esse blog!
Sou estudante de rp e tenho uma atração visceral por moda...
Acho memso que as empresas do mercado fashion necessitem do profissional de rp, que melhor poderá equilibrar os objetivos em jogo e os resultaos alcançados...
Leio constantemente sobre moda, pois espero poder trabalhar nessa área um dia... E nada melhor do que poder trabalhar nela com minha graduação em rp.

Léo e Belle disse...

Joyce,
Gostaria de conversar sobre algum tipo de parceria.
meu email é
leonardomello@np2studio.com

Relações Públicas 2009 - Newton Paiva disse...

adoramos essa matéria pois, como RP que somos, percebemos um novo foco para nossa atuação no mercado, já que o RP torna-se um profissional extremamente importante na divulgação da moda em geral.