quinta-feira, janeiro 04, 2007

No vi da de

MAM e Senac São Paulo apresentam Ziguezague: desfiles incríveis, oficinas transitivas, conversas transversais

Com o objetivo de produzir uma entrada para reflexões sobre moda que transversalizem os acontecimentos do SPFW no Parque Ibirapuera, o MAM e o Senac São Paulo realizam um evento paralelo aos desfiles da temporada de lançamentos de outono inverno/2007. As inscrições podem ser feitas a partir de 4 de janeiro de 2007.

O Ziguezague pretende convocar a presença do público interessado em moda - não necessariamente apenas aquele que freqüenta o prédio da Bienal no período dos desfiles - para atividades que acontecerão no ateliê e no auditório do Museu. Em conversas, debates e oficinas, estarão em jogo idéias como criação, corpo, arte, performance, desfiles, design e imagem em cruzamentos da moda com arte, filosofia, história e semiótica.

O título ziguezague nasceu da idéia de ir e vir, de transitar de um lugar a outro. "Ziguezague é uma técnica de costura, uma brincadeira, uma forma com ângulos diversos. Ir do MAM para o prédio da Bienal, da sala de desfiles para os ateliers de oficinas, do ziguezague para o SPFW é inventar linhas inspiradoras para se pensar a moda, os desfiles e as tendências em perspectivas das mais diversas. O movimento de ziguezaguear faz com que a volta ao lugar de origem ocorra numa outra dimensão da trajetória", aponta Cristiane Mesquita, pesquisadora de moda, convidada pela equipe de curadoria do MAM para conceber o evento.

Os pesquisadores que se apresentarão na mostra “Desfiles Incríveis” foram convidados a preparar suas falas livremente. Disparadas pelas imagens do desfile indicado pela curadoria do evento, os comentários poderão partir de suas linhas de pesquisa, interesses, afinidades, inquietações, paixões, etc.. Espera-se que, justamente a singularidade do olhar de cada um dos convidados, produzirá interessantes trocas e diálogos. Já as conversas transversais reúnem pesquisadores e curadores cujas reflexões e atuações ocupam algum lugar "entre" moda, arte, corpo, desfile e performance.

As obras do artista Leonilson, parte do acervo do Museu - expostas na OCA no período do evento - foram inspiradoras para o desenvolvimento das propostas das Oficinas Transitivas. Parte considerável de sua obra reflete seu declarado interesse pela moda, pelos tecidos e pelos bordados. As temáticas e técnicas propostas pelos oficineiros circulam pelas poéticas do artista.

O evento é gratuito. São esperados estudantes de graduação, pós-graduação e mestrado em moda, artes, design e áreas afins; pesquisadores de moda, jornalistas, produtores e alunos de escolas atendidas pelo setor educativo do MAM, público frequentador do SPFW e interessados em geral. As inscrições poderão ser feitas a partir de 4 de janeiro de 2007.

Fonte:
  • Senac

  • (Texto na íntegra)

    Nenhum comentário: