segunda-feira, novembro 13, 2006

Estilo

Roupa X Imagem ou melhor Roupa = Imagem...

Adorei o post que as meninas da
  • Oficina de Estilo
  • publicaram dia 11/11 - Porque a gente veste o que veste, interessante também são os comentários, inclusive tem um meu lá.

    Coincidentemente a Folha de SP (Editoria Empregos -12/11) também publicou algo parecido, por meio das matérias Roupa pode ser decisiva em um processo de seleção e Escolha do Modelo varia segundo a área de atuação.



    Tanto no Blog das meninas como nas matérias da Folha é abordado o tema A roupa que você veste vende sua imagem perante os outros e, é bem por aí mesmo... A Fê da Oficina de Estilo queria transmitir a mensagem de uma profissional que trabalha com Moda e, embora esse não fosse o foco da matéria ela procurou trabalhar seu look para vender esta idéia.
    A matéria da folha que fala sobre área de atuação é muito interessante, pois a gente ouve muito o pessoal de RH falando que em entrevista de emprego o traje social impera e eu acho isso o MAIOR ABSURDO. Lembro uma vez que fui disputar uma vaga em comunicação com jornalistas e eu era a única que trajava social, me senti um peixinho fora d´água, única RP e única de terninho.

    Pior é o esteriótipo todo RP tem que andar "certinho". Gente, quem inventou essa frase? Tem muito RP bem sucedido e descolado por aí, tudo depende da área de atuação da pessoa. Um RP que trabalha com Assessoria de Imprensa ou Eventos não tem necessidade de usar terninho todos os dias. Lembro quando fazia faculdade no período da manhã e estagiava a tarde, todos os dias lá ia eu toda emperequetada pra aula e depois pro trabalho, como trabalhava em um lugar com ambiente sério, rodeada de médicos não podia ir muito a vontade, já o pessoal que estudava comigo de manhã ia mais descolado, pois atuavam em segmentos criativos, onde o que importava mesmo era a criativadade, muitas vezes manifestada por meio da roupa. Lembro também que era muito legal andar pela faculdade (detalhe fiz 2 anos de RP em uma faculdade com vários cursos e os outros dois em uma faculdade só de comunicação)observando os estilos das pessoas, relacionando-os com os cursos que faziam. Cheguei a conclusão de que é daí que vem os esteriótipos, os jornalistas eram despojados, os publicitários em sua maioria descolados, exceto os de atendimento, os que faziam RTV doidões e os Relações Públicas confirmavam o esteriótipo porque a maioria trabalhava em departamentos de comunicação de empresas, os que atuavam em consultorias, agências ou instituições ligadas a arte, cultura e entretenimento (uma minoria) eram tão descolados quanto os publicitários ou jornalistas.

    Fazendo um paralelo entre o post no Blog das meninas e as matérias da Folha fiquei "viajando" no tema Roupa X Imagem ou Roupa = Imagem, me veio a cabeça uma cena, muito comum entre as mulheres, sobre a análise do estilo do sexo oposto por meio das roupas. Tenho uma amiga de anos, psicóloga, que traça o perfil de um homem através do seu tipo de sapato. E, acreditem, dependendo do que o rapaz estiver usando nos pés ele terá 100,50 ou 0% de chance de sair com ela. As meninas também reparam muito na combinação como um todo.

    Uma vez, em uma conversa entre homens e mulheres, um amigo iniciou uma ENORME discussão com o tema As mulheres dizem que preferem, mas na verdade detestam homens bonzinhos, isto gerou o maior bafafá (óbvio que a mulherada não concordou) aí perguntei: Mas o que vem a ser homem bonzinho pra você?, e ele falou que o perfil de homem bonzinho era aquele que gostava de estudar, costumava ser calmo, doce, tímido, não tinha muito jeito com as mulheres (por isso sempre se ferrava no amor)e vestia-se de uma maneira mais antiga (o famoso CDF), sempre muito tradicional. A discussão que começou sobre a relação homem/mulher na hora passou para o estilo das pessoas, as meninas começaram a falar das piores gafes cometidas pelos meninos na hora de se vestir. Aí todos concordaram que a vestimenta interefere (e MUITO)no despertar do interesse pelo sexo oposto. Este deve ser um fator pelo qual os/as "CDF´s", cuja maioria acumula váaarios adjetivos não têm muito sucesso no amor. Em geral os/as "CDF´s" são fofos(as), meigos(as), atenciosos (as), escrevem super bem (fator importantíssimo), valorizam o(a) parceiro(a) e... são mal vestidos...Aaaaaii...

    Neste contexto descobrimos porque a novela "Beth, a feia!", fez tanto sucesso. O enredo nem era tão bom, mas retratou a realidade de muitos executivos. Aparência influi em tudo, seja no amor ou na carreira. Nossas emoções (olha a semiótica aí)é despertada através da leitura (inconsciente) que fazemos dos símbolos, por isso a combinação eficiência e beleza é melhor aceita que eficiência e feiura. Ah, vamos combinar, não existe pessoa feia o que existe é gente mal arrumada!!!

    E nessa guerra de estilo os homens acabam perdendo. A matéria da Folha também aborda a dificuldade dos homens na hora de se vestir. Segundo a publicação, os meninos não foram treinados para entender de moda. Isto faz com que acabem adotando o ar clássico, esquecendo do toque pessoal de acordo com seu próprio estilo, por isso é comum encontrarmos em um mesmo ambiente muitos homens com o mesmo traje.

    Mulherada ao trabalho, o desafio está lançado vamos ajudar namorado, irmão, primo, pai, amigo e, por aí vai...
    Ah, não posso deixar de falar, adoro o estilo dos Gays, oooooooo pessoal estiloso, moderno, os homens gays (em sua maioria) são super elegantes e estão de Parabéns!!!

    Fê e Cris (Oficina de Estilo) olha só o que rendeu o post de vocês!!!rs
    Fico por aqui!!
    Bejaumzão

    Um comentário:

    Anônimo disse...

    menina, tá dando um ibope esse post (tá no mukifuchic também, vc viu?)!!! bem bacana a reflexão, a gente lida com isso tudo todo dia, na prática! e a maior alegria é ver as pessoas de frente pro espelho bem felizes, com cara "delas mesmas"! o processo de "se encontrar" na roupa que usamos nos traz bem mais benefícios do que só os estéticos.... se o povo das entrevistas de emprego seguissem a intuição e tivessem personalidade no vestir as disputas iam ser beeem mais apertadas, não????