sexta-feira, julho 13, 2007

RP e Marketing de Moda

Para muitas pessoas, o mundo da moda é costurado com glamour e tem como matéria-prima modelos magérrimas e lindas. Desfiles conceituais e estilistas que têm a obrigação de serem criativos a cada coleção. Entretanto, o que sustenta mesmo a moda é a Indústria. Por trás de todo esse brilho há uma infinidade de profissionais que trabalham duro para contribuir com o desenvolvimento da cadeia têxtil no país.

O resultado está aí, a cada ano cresce mais o número de exportações de produtos têxteis. Em tempos de Fashion Week, Fashion Rio, exportações e vontade de consumir lá em cima, o Marketing e as Relações Públicas de Moda tornam-se essenciais nesta indústria.
Hoje, as faculdades de moda já têm em seu programa currícular a disciplina de marketing e, os estilistas já percebem a necessidade de desenhar roupas e acessórios que serão usados por pessoas comuns. Hoje, o empresariado já está tentando conhecer melhor seu público e trabalhar de acordo com o que o consumidor deseja. Afinal, passarela é conceito, dia-a-dia é aplicação deste conceito.

O fato da modelo desfilar com uma calça estilizada, brilhante de cós-alto não significa que a moda é exatamente esta, os estilistas lançam ou re-lançam tendências, no caso o cós-alto, e os consumidores decidem se utilizarão o modelo estilizado, o jeans lavado ou simplismente o tradicional. E se o consumidor é quem decide, nada mais justo que entendermos seu estilo e suas necessidades a ponto de oferecer a ele exatamente o que deseja. Fazer isso é Marketing?
Nãooo!!! Vender o que o outro quer comprar não é só marketing, é fazer negócio, evitar excesso de estoque, desperdício, é investir em criatividade e em peças únicas, é oferecer postos de trabalho e investir tanto no consumidor como no colaborador (peça-chave nesta indústria).
Sendo assim, mãos à obra.

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