quinta-feira, setembro 13, 2007

RP - O multiprofissional

Por Carolina Terra
Site: RP-Bahia

Sétima colocada no ranking "As profissões do futuro" segundo a Revista Exame de 13 de abril de 2004, as relações públicas se destacam frente à sociedade globalizada da informação.
Coordenando áreas afins à comunicação organizacional ou como suporte às empresas, as relações públicas abrem espaço no mercado e se consolidam cada vez mais como gestoras da comunicação social.
Na seqüência, listamos algumas áreas em que profissionais de RP podem atuar com propriedade.
Responsabilidade social, ambiental, histórica

A efetivação de programas e projetos envolvendo responsabilidade social, o crescente sentimento de empresas pela identidade de empresa-cidadã firma a importância da função social das Relações Públicas e da postura que as empresas devem assumir em relação à sociedade.
Assim, o mercado de trabalho abre as portas para um profissional que crie novas formas de manifestação de trabalho social, em especial nas organizações que prezam por atividades de cidadania empresarial.
O profissional de Relações Públicas encontrará além dessa demanda de empresas em busca da ampliação do market share, uma crescente predisposição das diversas camadas sociais e organizacionais que necessitam de uma transformação na situação sócio-político-cultural-estrutural do momento.
O campo de trabalho é tanto em empresas (sejam públicas ou privadas, sejam de qual porte for) como em organizações não-governamentais, associações de classe, de categoria, sindicatos, consultorias, assessorias e agências.
Relações Públicas em apoio ao marketing
Dentro de uma organização a atividade de Relações Públicas encontra várias dimensões de atuação como o marketing. Conforme Kunsch (2003:123) "o trabalho de relações públicas nesse contexto visa agregar valor econômico e ajudar na consecução dos objetivos mercadológicos das organizações".
Enquanto o marketing se preocupa com a conquista e a satisfação de mercados de consumidores, as relações públicas se ocupam de construir uma imagem positiva da empresa e estabelecer relacionamentos éticos e duradouros com os públicos ligados à organização.
Nesse âmbito, a atuação do profissional de RP pode se dar em empresas, geralmente de médio e grande porte, agências, consultorias e assessorias de comunicação e de RP.
Relações Públicas em apoio a recursos humanos
Na área de Recursos Humanos, o Relações Públicas atua diretamente com o público interno. Sua intervenção acontece quando existe insatisfação salarial, ambiente de trabalho deficiente, falta de integração entre os setores da empresa, ou mesmo quando existe pouco comprometimento do funcionário e organização de trabalho e práticas operacionais. Porém, não podemos restringir o papel das relações públicas apenas em momentos de crise. O profissional de RP oferecendo apoio a RH pode realizar planejamentos de comunicação e de endomarketing visando satisfazer as necessidades dos colaboradores.
Nesse contexto, o profissional de RP geralmente está localizado no departamento de recursos humanos de uma empresa ou em empresas de assessoria e consultoria que prestem serviços para organizações.
Qualidade Total
No departamento de Qualidade, para o profissional de relações públicas têm como objetivo aproximar o grupo de funcionários dos interesses da organização, por isso na implantação de um programa de qualidade total o profissional de relações públicas deve funcionar como um "agente catalisador" dentro da companhia, entre administração e empregados, procurando ativar e manter a compreensão e a confiança em toda a organização, pois as mudanças causam indiferença dos funcionários, falta de apoio das gerências, e, principalmente, falta de confiança por parte dos operários em relação às intenções da empresa.
Administração de crises
Sabendo que todas as empresas podem ser atingidas por crises que não possuem hora marcada para acontecer, a função de um profissional de Relações Públicas é defender, proteger e, muitas vezes, reconstruir a reputação de uma organização ou de sua marca, mediante uma situação de risco. É necessário que se treine os porta-vozes para que falem à imprensa de forma franca e constante com a imprensa, com acompanhamento de pesquisas que revelem para que lado pende a opinião pública.
Além disso, as informações devem ser imediatas, pois a comunicação mundial hoje é muito rápida. Deve-se, também, como medida até preventiva, saber o que os bancos de dados, em especial os utilizados pela imprensa, registram acerca da companhia, para evitar que jornalistas divulguem à população informações equivocadas. Por isso é extremamente importante que o profissional esteja sempre atento às mudanças e sempre tenha um plano de ação para atuar nesses casos. Em função do panorama e da ampla gama de atividades de relações públicas, Margarida Kunsch apresenta uma definição conclusiva quanto à abrangência de atuação do relações públicas:
É bastante amplo o campo a ser explorado pelas relações públicas e, conseqüentemente, são bem vastas as exigências que lhe são postas. Dependendo do tipo, dos objetivos, da finalidade e da política da organização, é que se vai traçar um plano adequado a cada uma, o que requer, além do mais, um bom cabedal de conhecimento teórico e cientifico do executivo ou profissional responsável pela condução das atividades. (KUNSCH, 2003:91)
Novas tecnologias
As Relações Públicas proporcionam às organizações um entendimento e um relacionamento com todos os públicos da organização. Sendo assim, a tarefa de entender as necessidades desses públicos e escolher os instrumentos certos para cada tipo de público nas mais distintas relações de uma organização são atribuições das Relações Públicas.
O profissional de Relações Públicas deve avaliar a necessidade e a possível real eficácia dos instrumentos de comunicação virtuais na relação com os públicos-alvo da organização que representa.
No entanto, não basta proporcionar uma relação com os públicos se não houver uma estratégia que permita a utilização da linguagem correta, do canal mais adequado e do momento ideal, culminando em uma comunicação dirigida eficiente. Ademais a isso, as possibilidades que a rede abre passam da passividade para a gestão ativa do processo comunicacional. A comunicação eletrônica transformou grande parte da comunicação dirigida escrita impressa, em eletrônica.
Um vasto campo de atuação se abre para o profissional de comunicação quando tratamos da rede e das novas tecnologias de informação. Pode-se atuar como captador, redator, revisor, editor de notícias de interesse dos públicos ligados à empresa que tenham o perfil de uso da web, administrador de relacionamentos via internet, monitor de assuntos relacionados à vida organizacional, etc. Isso se nos limitarmos ao aspecto instrumental da web. Nas empresas, o profissional de comunicação pode gerenciar a intranet, a internet e a extranet, além de canais específicos de relacionamento com determinados públicos-chave, tais como investidores, imprensa, estudantes, formadores de opinião, etc.
Eventos, patrocínios e apoios
Importantes por carregar a marca da empresa e divulgá-la, os eventos e patrocínios são ferramentas de fixação e relacionamento da marca.
Nesse sentido, o profissional de RP pode, ao definir o foco de atuação da empresa, planejar esse instrumento e, assim, escolher que tipos de eventos e patrocínios vai apoiar, se associar ou nomear. Além disso, ações de relacionamento podem ser pensadas para potencializar o evento e estabelecer um vínculo maior com o público visado.
Pensando nesse meio, o profissional pode atuar com planejamento, produção, execução de eventos, bem como na gestão e administrador de todo o universo que permeiam os eventos.
Relacionamentos com cliente
Para Kunsch (1997:37), "o relações públicas é um profissional em defesa do consumidor". Arriscamo-nos a dizer que o RP é um leitor de ambientes, tendências e necessidades e por isso, é alguém não só em defesa do consumidor, mas de todos os públicos os quais mantém contato e relação. Segundo Giacomini Filho (1991:80), "as relações públicas têm sido um instrumento cada vez mais presente nas estratégias das empresas dada a sua função administradora de conflitos entre o público interno/externo e o público externo/interno, além de agir no sentido de manter conceituação positiva para a empresa como um todo (...) Tem sido delegado às Relações Públicas a criação e condução dos departamentos de serviço aos consumidores, demandando uma formação profissional coerente com este novo papel de responsabilidade social".
A atividade confere credibilidade às empresas que a mantém, por ser essencialmente participativa e se reportar direto à cúpula. Ainda pode-se dizer que, pelo fato de serem um instrumento direto e imediato, responsáveis pela ligação e acesso dos consumidores aos "fabricantes", os conselhos de consumidores e os ombudsmen tratam da transparência e harmonização entre as partes, prevenindo, gerenciando e solucionando conflitos nas relações organizações e clientes.
Relacionamento com a mídia
O trabalho de assessoria de imprensa compreende técnicas apropriadas de relacionamento e certos instrumentos - press release, press kit, coletiva de imprensa, clipping, contatos pessoais, visitas, eventos especiais, etc. - que estreitam relações.
Ao profissional cabe a tarefa de mapear a imprensa, os veículos e jornalistas, que lhe interessam (à empresa), classificando-os e realizando um planejamento de ações específicas, pois a mídia é um público extremamente estratégico.
As organizações, por meio de suas assessorias, têm o direito e o dever de prestar contas se comprometendo socialmente com a sociedade e a mídia.
Em suma...
Mais do que defender uma área em especial, o maior desafio do profissional de comunicação é juntar todas as sub-áreas da comunicação (jornalismo, relações públicas, editoração, rádio e tv, publicidade e propaganda) e refleti-la integrada, planejada e de resultados, afinal, elas são complementares e indissociáveis no contexto organizacional.